ExposiçõesExhibitions . 2014 . ZEZÃO . CONEXÕES

PROJETO OCUPA-SE
O projeto consiste na produção de uma exposição conceitual, onde o espaço da galeria é cedido ao artista para ser utilizado livremente como lugar de expressão do seu trabalho. O nome “Ocupa-se” é uma referência aos cartazes que ofertam compras, aluguéis, vendas e que carregam a potência de deslocamento, movimento e ocupação imediata.

Com edição anual, o “Ocupa-se” traz ao público uma parcela intangível e intrínseca da produção de determinado artista, proporcionando maior liberdade conceitual para sua pesquisa. Objetivo do projeto é possibilitar novas percepções e sentidos por meio de obras criadas fora de sua representação plástica regular e pensadas para um espaço específico.

CONEXÕES
Mais conhecido por suas obras azuis ou as de coloridos marcantes, o artista plástico Zezão oferece agora um conjunto de criações iniciadas em 2002, inspiradas em um universo mais gráfico, monocromático. Surge assim, uma renovação visual do artista que transita, como poucos, entre a arte de rua, as galerias e os museus.

Suas peças escultóricas, pintadas sobre placas de madeira, estabelecem um universo tridimensional regido por referências a circuitos eletrônicos e mapas de metrô. O presente e o futuro estão ali, com linhas mais retas e pontiagudas, mas sem deixar de lado a delicadeza e a sensibilidade visuais.

As esculturas da mostra Conexões, na Galeria Athena Contemporânea, dialogam com black-tapes aplicadas nas paredes, gerando um discurso entre o tri e o bidimensional, que integra obras e ambiente. A instalação interfere no próprio espaço arquitetônico da galeria, ocupado por uma mescla entre referências à linguagem tecnológica, mais precisa, e ao prazer do ato da produção, numa busca constante de aprimoramento.

O resultado aponta para uma interação entre a apropriação do universo digital e a articulação plástica das formas entre si e com o espaço. Evidenciam-se assim uma das principais características de Zezão: sua capacidade de sempre se reinventar, qualidade essencial a um criador visual que sobrevive ao tempo pelo talento e pelo comprometimento com a sua arte.

OSCAR D’AMBROSIO